domingo, 24 de março de 2013

Prática para desintegrar egos II:



A trave e o argueiro na prática

Podemos utilizar esta prática nos relacionamentos interpessoais ( amigos, familiares, colegas de trabalho, etc.)
È muito mais fácil ver os defeitos nas outras pessoas. Este processo chama-se efeito espelho, ou projeção, em que os defeitos que vemos acentuadamente nos outros é porque temos parte deles em nós também. Sabendo disso, podemos utilizar a prática para corrigir em nós o defeito ou transtorno que vemos em nosso semelhante.
Por exemplo:
Se percebemos que determinada pessoa está demonstrando um defeito ou vício (preguiça, gula, jogo, alcoolismo, ira, melancolia, maledicência, vingança, etc), antes de criticá-la, julgá-la ou falar mal, façamos a seguinte petição em forma de oração:

- “Mãe divina desintegre de mim a ... " ( complete a petição citando por exemplo, o defeito que percebemos em nosso interior também, como a ansiedade, culpa, gula, etc)

Pois todos nós temos a tendência de atuar sob os mesmos defeitos, em maior ou menor grau. Dessa forma estaremos praticando mais um ensinamento do Mestre Jesus: "Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." (Mateus 7 : 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário